quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

RECOMEÇO...



     É necessidade para perseverar no caminho que dinamicamente se finda e se reinicia,
    De maneira nova, sem empolgar-se e acomodar-se com as vitórias, nem tampouco frustrar-se com sua ausência nas possíveis derrotas.
    Começar de novo partindo de onde se está, sem rupturas com a realidade que circunda, seja ela alegórica ou catastrófica.
    Considerar a história como escola para viver o que é necessário e ordinário. Tijolos que se têm para poder reconstruir o novo começo no abandono do querer e no esforço do poder.
    Não, nada de revoluções externas! A motivação é interna e passa pelo critério do equilíbrio que privilegia sempre o autoconhecimento na reflexão do real e do ideal de cada indivíduo.
    Andar com novos sapatos, pelo velho e conhecido caminho. Perceber que não há um novo caminho, mas conceber uma maneira nova de caminhar.
Recomeço desconhecido que se teme, mas há atrevimento e comprometimento em fazer tudo bem feito.
    Lembrar que começar é de muitos, mas perseverar é de poucos. São os que têm em si uma “determinada determinação”(Tereza) e traçam propósitos que são conquistados na simplicidade dos dias e dos passos.
    Vamos colocar novamente os sapatos e voltar ao trabalho. E ainda, pegar a caneta e o caderno e voltar aos estudos.
    O caderno é a metáfora do recomeço. Páginas preenchidas e páginas vazias, dias que se passaram e ensinaram, e dias que ainda virão no virar de cada página. A escrita? Será feita com a tinta da própria vida.




“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes”(F.Pessoa)

5 comentários:

  1. Olá Hudson, mais uma vez nos presenteia com essas belas palavras de incentivo e motivação. O recomeço sempre é necessário a cada dia, a cada página que temos para escrever a nossa vida. Abraço na alma.

    ResponderExcluir
  2. Feliz de quem sabe recomeçar sem frustrar-se com as catástrofes. Na verdade , recomeçar é uma necessidade da vida. Todos nós precisamos recomeçar para vivermos bem todas as etapas do caminho.

    ResponderExcluir
  3. Erika Poetisa, Garanhuns-PE4 de fevereiro de 2011 às 11:31

    Recomeçar a viver... Roupas limpas, casa pintada, sapato novo, caderno em branco... Continuidade poética que faz a vida ser bela.

    ResponderExcluir
  4. O recomeço e o seu preço... O preço da labuta e do sacrifício! Concordo com voce, a motivação deve brotar do nosso interior para enfrentarmos com afinco as realidades que norteiam nossa vida. E o seu livro??? Estou aguardando rs. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Recomeçar a viver... Se tivesse essa musica de fundo de Sueli Façanha, ficaria perfeito esse texto. Boa reflexão!

    ResponderExcluir