quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

FORMAÇÃO TÉCNICA E HUMANA



Na cultura do “cada vez mais e melhor”, onde o conhecimento é inesgotável e a todo tempo buscado, as pessoas sentem a necessidade de estarem atualizadas tecnicamente. Mas será que estar atualizado segundo os critérios de uma formação técnica pode garantir a formação da pessoa como um todo?
A técnica é importante. O trabalho, as pessoas, as oportunidades exigem tal formação. Para isso, existem inúmeras possibilidades de se buscá-la e aperfeiçoá-la cada vez mais.
Desde a creche escolar até o doutorado, quantos caminhos, quantos livros, conceitos, lições absorvidas e acrescidas, quantos cadernos escritos, trabalhos, experiências, leituras, enfim, quanta teoria para conquistar concretamente uma formação técnica. Sabendo sempre que a função da teoria é iluminar a prática.
Mas, como motivou-nos a pergunta inicial, os diplomas, títulos, cargos não determinam uma boa formação humana. Óbvio que todos esperam humanidade de quem é aparentemente superior aos outros, seja pelos títulos ou por cargos que definem uma boa formação técnica. Mas nem sempre é assim, todos nós, em proporções diferentes, temos lacunas no que se refere à formação humana.
Ela também é exigida, ainda que seja de maneira indireta. Porém, não temos “lugares” propriamente ditos para garantir uma formação humana. É bem verdade que muitas bases são adquiridas na família. Na faculdade também temos algumas disciplinas que favorecem o seu alcance como a ética, psicologia, sociologia, antropologia; Na própria religião podemos também haurir algo sólido em formação humana. Mas todas tentativas são como que fragmentos, não abrangem o todo da formação humana na atenção que merece.
Quantos maus exemplos se têm de pessoas com cargo superior a outras, possuem diplomas e se esmeram em serem “maiores e melhores”, mas não são capazes de dar um ‘bom dia’ aos seus colaboradores. O contrário também pode ser verdade, colaboradores que veem na figura do superior um inimigo, às vezes sem ter um grande motivo. O que é isso? Será apenas uma formalidade exacerbada ou realmente é falta de formação humana?
Mas não basta constatar essa deficiência em nossa formação, é preciso buscar melhorar o nosso fragmentado eu. Na verdade o que nos falta é um pouco de reflexão sobre nós mesmos.
O autoconhecimento fundamenta a formação humana. À medida que vamos nos conhecendo, vamos aprendendo a acolher o nosso lado sombrio e assim, vamos nos humanizando mais. Vamos tirando aquele peso de que somos e devemos ser a todo tempo perfeitos.
De fato, quem se conhece ou busca um autoconhecimento, não foge de si mesmo e nem se frustra com as suas misérias. Isso pressupõe também um acolhimento melhor do outro.
Eis a formação humana, aquela que passa pelo critério benévolo do autoconhecimento. É o processo de percorrer as moradas do nosso castelo Interior, como diz Teresa de Jesus, ou adentrar e conhecer o “edifício do eu”, como reza Augusto Cury. E aí percorrer todos os espaços e não se contentar só com a sala da recepção, mas ir além, sabendo descer no subsolo das misérias e erros, bem como subir nos mais altos andares das virtudes e dons.
Em suma, a formação técnica é fundamental para fazer, mas a formação humana é essencial para ser, e ambas se complementam no que diz respeito à característica de um bom profissional.
Levando em consideração que nunca ninguém estará 100% formado, seja técnica ou humanamente, pois a formação é um processo inacado e que exige uma formação permanente. (tema da próxima postagem).

2 comentários:

  1. Muito bem lembrado, "não temos lugares próprios para a formação humana". Temos que aprender na "marra", e nesse sentido, a vida e suas exigencias são as grandes pedagogas da nossa formação humana.

    ResponderExcluir
  2. Interessante... estou fazendo uma pesquisa com esse mesmíssimo tema. certamente que irei "roubar" algumas coisas daqui para me ajudar. Muito bom artigo e fico no aguardo da "formação permanente". Anderson Lima/ Aju-SE

    ResponderExcluir