quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Advento...tempo de esperar

        
         “A esperança é a última que morre”... É um dito paradigmático utilizado no senso comum principalmente quando as pessoas estão passando por momentos difíceis que, obviamente exigem esperança.
         Mas será que a esperança é a última que morre? Esperança que é esperança nunca morre. Às vezes podem acontecer coisas contrárias no final da nossa espera, mas não quer dizer que a esperança morreu, ela se plenificou de outra forma, que só quem tem fé pode perceber.
         O alimento da esperança é a fé que, por sua vez gera em nós uma confiança muito grande em Deus. Somente quando confiamos somos capazes de esperar. Então, quanto maior nossa confiança em Deus e/ou nas pessoas, maior será nossa esperança.
         Esperança tem haver com esperar. A verdade é que muitos de nós não sabemos esperar, temos muita pressa. Na pressa não conseguimos atingir a perfeição. Na pressa, deixamos de perceber os detalhes interessantes da vida, deixamos de olhar nos olhos, deixamos de conversar, deixamos de meditar, de silenciar.
         A esperança tem uma relação íntima com nossa vida. Necessitamos de esperança. Então, primeiramente necessitamos de Deus, de fortalecer nossa confiança nEle através da fé.

         Esperar é próprio de quem ama e amar é próprio de quem sabe esperar.
         O tempo do  Advento é o tempo litúrgico que reflete bem essa virtude da Esperança. Esperamos a vinda de alguém e nessa espera nos preparamos para melhor receber e acolher. Uma espera que culmina no Natal, na chegada de Alguém especial que agrega força e amor à nossa vida.
         Não é só uma espera escatológica projetada ao futuro, é também uma espera real e vital. A esperança é uma virtude que nos faz viver melhor o presente. A espera fortalece o desejo da meta, motiva nossa busca, nossos anseios, nossos sonhos. Ah... os sonhos ... eles comprovam nossa capacidade de estarmos despertos para a vida, pois “sonhar é acordar-se por dentro”.
         Que saibamos "enxergar as formiguinhas trabalhando", que saibamos contemplar a beleza do luar, que saibamos enxergar o sol atrás das nuvens, que saibamos esperar o próximo ônibus, que saibamos esperar o horário da Missa e não a Missa nos esperar com nosso atraso, que saibamos esperar o bem de quem é mau, que saibamos esperar a nossa conversão, que saibamos esperar a próxima nota na melodia da vida, que saibamos esperar diante das situações que nos desesperam, que saibamos esperar...
         Na esperança, a vida ganha mais sentido, mais movimento. É feliz quem sabe esperar, não obstante a todo sofrimento que isso causa. Na hora da tempestade não adianta agir precipitadamente, espere a bonança, é sempre melhor.
         Enfim, que sejamos pessoas repletas de esperança. Então, que possamos nos alimentar continuamente com a fé. A fé que é como o ar, não vemos, mas sentimos. Ela permite ao coração um confiança inabalável em Deus. 
         Da nossa parte, Basta confiar, saber esperar, porque a parte de Deus Ele sempre faz. Deus não tarda e nem falha, nunca erra, Ele sempre age na hora certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário