domingo, 19 de dezembro de 2010

A ÉTICA E A ESTÉTICA (do Natal)



Estética e ética, paradoxo que tem a capacidade de ser também ponto de convergência na reflexão da grande festa do Natal.
A estética é reverenciada: luzes a brilhar, Papai Noel, casas reformadas e pintadas, presentes e embalagens belas, árvores, decoração, colorido, alegria, musiquinha, banquetes, etc. Há uma preocupação latente com a aparência, com aquilo que aparece e prevalece sobre outras coisas, eis a estética.
Por sua vez, a estética deve unir-se à ética para que seja completamente bela.
O que é Ética? De forma resumida é a capacidade humana de cultivar e promover valores; ou seja, em tudo que faz, em cada ato, buscar o fundamento do bem.
Parece que nos tempos hodiernos há uma necessidade estética para que aconteça ética. Isso não é crítica, mas é uma constatação da realidade na qual vivemos. Sendo assim, surge em meu coração uma justificável opinião: a ética pode estar escondida na estética, e vice versa.
Em suma, no afã de buscar e descobrir o valor, o amor, a beleza, a sinceridade, o sentimento, a intenção, o homem busca absorver algo essencial e perene daquilo que sugestivamente seja superficial e aparente.
O exterior não é tão oco, ele é carregado de intenção; os presentes não conotam só consumismo, é muito mais que isso, é simbolismo que fala e une corações; as festas e banquetes não são só bebida e comida, é união de laços fraternos, é lembrança, é saudade, é alegria ao redor da mesa, na beleza de ser e ter família; os abraços e beijos não são falseados, há arrependimento, perdão, é maneira discreta do coração falar.
O Natal, nascimento de Jesus, tão simples e tão perfeito, tão pobre e tão rico, tão menino/homem e tão Deus. A estética em Jesus convida à ética da humildade, do caminho ascendente cujo destino é o amor.
O amor, o maior valor, ponto de partida e de chegada e o critério único para avaliar a ética contida na estética.
Tudo bem que há coisas que são desintegradas do amor no significado radical do natal; mas quem não erra na intenção de acertar? “Querer amar já é amar”, dizia Sta.Terezinha. Muitos perdem tempo no lamento, parecem que querem ver o erro. Ah urubus! ... que têm o universo todo pra voar, mas preferem as carniças!
Enfim, é preciso urgentemente unir estética e ética. Há uma distância entre uma e outra, mas existe uma ponte chamada amor que une ambas realidades. No coração de quem se oferece e de quem algo recebe esse encontro é glorioso.
Estética e ética, aparência que conduz à essência, exterior que reflete o interior, paixão que se transforma em amor, simplicidade que reveste perfeição, embalagem que surpreende antes do presente, gesto que fala mais que palavras, símbolos que resumem livros, Eros que se transforma em ágape, corpo e alma, azáfama e calma, a roupa e a pessoa no estilo, melodia e letra na canção.
Saber que a beleza não tem limite, ela vai além dos palpites e surpreende a todos os viventes.
Os viventes? São os sensíveis que ainda respiram, podem enxergar e não só olhar, podem caminhar e não só andar, podem dizer e não só falar, podem ser e não só estar. Aqueles que se definem no equilíbrio provindo da estética e ética.
"É preciso paciência no olhar estético para poder descobrir e brotar a essência de um agir ético".

4 comentários:

  1. Um texto belo, estético e ético, próprio de quem utiliza as palavras com ternura para expor idéias construtivas aos leitores. Saber que o exterior está unido ao interior da-nos certa esperança para sermos "viventes" e não só expectadores da vida, num mundo tão pautado na aparência. Feliz Natal e próspero Ano NOvo a você e a todos seus leitores.

    ResponderExcluir
  2. Olá Hudson, desejamos a você um Feliz Natal. Não sabemos usar as palavras tão bem como você, mas queremos dizer que você é um menino muito especial, iluminado por Deus, cheio de dons e ao mesmo tempo uma das pessoas mais simples que conhecemos. Que Deus te preserve assim! Feliz Natal e um ano novo cheio de vitórias na sua vida.

    ResponderExcluir
  3. FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO! ESPERO QUE VOCÊ ESTEJA BEM, SEMPRE LEMBRO DE VOCÊ E DAS COISAS BOAS QUE NOS FALAVA. QUE DEUS O ABENÇÕE HOJE E SEMPRE.

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras sobre um tema tão normal na nossa sociedade, especialmente nessa época. Que a estética do Natal seja uma maneira de difundir a ética nos corações. FELIZ NATAL e aguardo a matéria sobre o Ano Novo rsrs. Um abraço fraterno. Ah, mudou de blog??? Ainda assim continuo sendo seu leitor e seguidor.

    ResponderExcluir