quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARESMA...

     Com Deus eu consigo ser mais eu, adquiro coragem para adentrar no meu lugar e ter uma profícua decisão de viver a quaresmal “viagem”.
      Adentro querendo entender, ou seja, entrando na minha tenda acompanhado por Deus. Pois com Ele não me frusto e nem me iludo com o que encontro:
     Espanto e encanto, vazio e excesso, sujeira e beleza, limites e possíveis, harmonia e fragmentos,  duvidas e certezas, coragem e covardia, santidade e rebeldia. Enfim, encontro em mim o bem e o mal, sou assim, sou normal pois “Nada do que é humano me é estranho"  dizia sábio Terêncio na antiguidade.
     Mas identificar e reconhecer um erro já é o começo para querer e buscar o acerto. Entendo e os percebo, dou o conceito que eles não me definem, pois sou constituído também por dons. Porém, os dons não são tão meus, são dados por Deus; diferente dos erros, que são meus e os adquiri por mim mesmo, pela minha própria decisão, influenciada talvez por experiências, ambientes, pessoas. É preciso saber que “Um erro na vida não significa uma vida de erros”, sempre há tempo de recomeçar, basta querer e permitir a bonita transformação de quem aprende, de quem cresce a partir dos próprios erros.
     Aceitemos então depositar os nossos erros e misérias no Divino coração, no processo inesgotável da sua misericórdia. Aproveitemos a oportunidade, façamos a quaresmal viagem, fazendo sorrir o que em você e em mim é mau na busca da santidade. Saber que “a menor intenção de ser melhor já é amor”(W.Alencar) e já nos concede uma vitória antecipada da contínua e laboriosa jornada.
     Deixemos o misoneísmo de lado quebrando os paradigmas e dogmas que impedem nosso crescimento espiritual. Se a oportunidade nos é inspirada no “chocolate”, que saibamos através dele disciplinar tudo o que reveste o corpo e humanidade. Assim, gradativamente vamos retornando ao Porto Seguro que só é realmente seguro quando identificado à própria identidade e à Deus. Por isso que COM DEUS EU TORNO-ME MAIS EU.

2 comentários:

  1. Quaresma, esmola, jejum e oração. Atitudes que conferem à alma um encontro concreto com Deus. Quando nos voltamos para Deus, conseguimos nos centralizar e partir, com o nosso eu integralizado e santificado.
    Boa quaresma!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, mas gostaria de sugerir que voce escrevesse algo sobre o tema da Campanha da Fraternidade. Aguardo.

    ResponderExcluir