domingo, 7 de agosto de 2011

RETICÊNCIAS...

O que querem dizer? ...
Algo que não se sabe escrever ou muitas coisas que se gostaria de dizer?
         Reticere, calar alguma coisa ou et caetera, algo mais a acontecer?

...  São consequências...
Em qualquer texto normal que se apresente, buscam plenificar os sinais e as letras antecedentes e ainda presentes.
Mais ainda, buscam compreender o que foi escrito anteriormente, não de modo definido e imediato, mas que será conseguido a partir do que cada leitor absorve e entende.

... Três pontinhos que simbolizam um mundo. Tanto se pensa, imagina e inventa com a presença deles.  São então "Os três passos do pensamento que continuam por conta própria o seu caminho" (Mario Quintana).

         ... Revelam também certo comodismo daqueles que querem logo definir e, sendo assim, diminuem e limitam.
Às vezes, são colocadas somente para fugir, ir embora e evitar esforço na busca da palavra que falta.

... Demonstra excesso e valor inefável de significado ou revela certa pobreza do que não se sabe?! 

De uma forma ou de outra, o que se busca com as reticências é demonstrar possibilidades e limites através da “linguagem” da escrita; seja em forma de palavras para expressar, justificar, sejam palavras para silenciar, limitar e concluir.

... É uma maneira muito linda que o autor tem para fazer o texto continuar; continuar na própria vida do leitor, inspirando-lhe iniciativas perante responsabilidades assumidas.

... Que no subjetivo, contém um ponto de interrogação relacionado ao que será continuado. Como uma pergunta que se faz para se alcançar uma resposta capaz, seja na continuidade ou no término, de transformar o que é interrogação em exclamação e em convicção.

... É estrada, na chegada limitada ou na partida infinita das palavras em sua maneira de conceber e continuar a perene estrada que é a vida ...


 

2 comentários:

  1. Que criatividade textual!!!! Impressionante como três pontinhos transformam-se numa reflexão tão linda. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Limite e possibilidade, falou tudo!!!! O que queremos definir ou o que não sabemos falar... Queria sugerir um tema nessa mesma linha de pensamento, falar sobre os pontos de ? e de !, é possível, parece que já vi algo seu no mural do recanto das letras. Abraço e parabéns mais uma vez pelo belo texto. Anderson, Aju-SE

    ResponderExcluir