segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DIA DOS PROFESSORES...

Professor(a),  que missão linda de poder guiar vidas através do que é e ensina! Missão tão necessária para que o mundo e muitos sejam salvos. Salvos da ignorância do não saber e de não ter bases para formar conceitos e crescer.
O mundo precisa de redenção intelectual! Precisa então de missionários que levem o saber, em todas as suas variâncias a todos quantos necessitam.
A começar das crianças, dando-lhes o ensino devido, necessário e básico para iluminar o longo e árduo caminho. Com metodologia rígida, mas sem esquecer também o cordial carinho.
Professor(a), um facho de luz aos alunos. Os alunos que estão à luz (alumni, raiz da palavra aluno em latim) precisam de alguém que os conduza iluminando a escuridão existente na mente. Precisam de palavras, de argumentos, de conceitos, de teorias, para inaugurar a tenda interior do pensamento.
Entender, (in tenda) acolher no interior da tenda, na própria consciência e no coração aquilo que acrescenta. O que escreve e explica no quadro, vai sendo também no coração arquivado.
Grande é sua responsabilidade, oh educador! Suas palavras e aulas são sementes de um futuro promissor. As sementes devem ser continuamente lançadas, independente da acolhida e do solo que as recebe. Assim, no amanhã, ninguém terá o direito de reclamar a chance e a oportunidade perdida para aprender e, sobretudo, apreender o que lhe foi transmitido.
As sementes, as luzes, as pontes estão em suas mãos, em suas palavras, em suas aulas. Professor que também é um pouco de tudo: amigo, psicólogo, pai. Às vezes é considerado vilão, principalmente em época de provas, mas em outras ( na maioria) é herói.
É alguém que continuamente constrói, através da alteridade profissional, do dom pessoal, do know how. Satisfação que encontra em ser quem é através daquilo que faz.
No sonho de cada um aparece como incentivo e como um caminho necessário para tornar realidade o que é idealizado e querido.
Nesse dia e sempre queremos (nós alunos) manifestar a gratidão cordial por sua presença em nossa vida, em nossa história. Agradecer suas palavras, suas aulas na efetividade e afetividade ofertada.
 
PARABÉNS PROFESSORES(AS)!!!

Um comentário:

  1. Olá Hudson, obrigado pela mensagem. Simples e de coração como voce disse, e também é recebida com o coração na simplicidade desse amigo. Abraço, profº Sampaio.

    ResponderExcluir