quinta-feira, 14 de junho de 2012

EGOÍSMO ALTRUÍSTA


Egoísmo e altruísmo, paradoxos que podem dar as mãos na solução de tornar a solidão um motivo a mais para estar melhor na multidão e torná-la fecunda.

O egoísmo altruísta é aquele que a solidão harmoniza, vitaliza, pois prepara o “eu” para encontrar-se melhor com o “tu”.

Recolher-se no mais profundo do eu, privilegiar o autoconhecimento, lugar onde as máscaras são naturalmente retiradas e a face as vezes cansada é apresentada.

Há alguns que não suportam a si mesmo, não suportam a solidão e o silêncio, têm medo. Preferem a internet até o sono chegar (ou o sono prolongar), a música para distrair e acalmar (ou agitar), preferem o livro e outros afins. E quando o sono chega ou se tenta dormir, a sensação é que o dia está incompleto, faltou algo a fazer, alguém pra falar. Percebe-se então que a alma não consegue o sossego restaurador e o intervalo necessário no seguimento dos dias.

E são poucos os que refletem sobre si. Seja através de uma oração antropocêntrica, que coloca o eu no centro, avaliando-o em relação ao dia e/ou através de uma oração teocêntrica, elevando o eu a Deus, reconhecendo que nEle o eu é santificado.

Quando sou altruísta não sendo, ou seja, utilizando-se da máscara que superficializa o meu verdadeiro eu, posso estar sendo egoísta. Então aquilo que faço e sou, ainda que seja algo solidário, será instrumentalizado para que somente o ego seja satisfeito.

A oração é o momento de organização do EGO, permite que o silêncio seja positivo, bem como a solidão. A solidão que prova e provoca solidez, que amoriza e não entendia a alma.

Momento de orar, de entrar no quarto do próprio coração. Assim, poder rir e chorar de si mesmo sem restrições e medo, refletindo sobre os dons e também sobre os defeitos. Momento de crescimento, de amadurecer, de firmar a identidade, com liberdade, com verdade.

Egoísmo altruísta. Necessidade humana de parar um pouco, disciplinar-se no que se é para melhor ser com o outro.

Nada de altruísmo egocêntrico, este falsifica a caridade. Mas sempre 0 EGO(eu) que caminha ao ALTER(tu-outro) para formar melhor o NÓS.

4 comentários:

  1. A própria escrita é uma forma de egoísmo altruísta... No silêncio e solidão o poeta/escritor e, portanto, no "EGOísmo", oferta aos leitores (ALTER) uma obra capaz de atingir a mente e o coração. Parabéns HUdson, por essa forma de pensar e agir através desse pensamento tão profundo e rico de significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu professor!!! O senhor sempre abrilhantando o blog com seus comentários cheios de alteridade e motivação. Obrigado!

      Excluir
  2. Your text is very interesting, contains much wisdom, congratulations!

    ResponderExcluir