segunda-feira, 18 de abril de 2011

Hosana ou Crucifica-o?! Aclamá-lo ou crucificá-lo?


Hosana ao Filho de Davi! Que vem para salvar o mundo, e também o mundo que sou eu.
Um Deus perfeito e glorioso que revela na simplicidade seu amor grandioso pela humanidade.

Vem Senhor! Adentra em Jerusalém, traz a alegria e a salvação necessária para esse povo e lugar.
Jerusalém que sou eu também, que o Senhor insiste em bater às portas para entrar e aí seu plano de amor e Seu Reino de paz implantar.

Sei que a multidão que agora lhe aclama como “Bendito”, é a mesma que gritará “Crucifica-o”. Entendo essa multidão porque conheço meu coração.
Sei que nele há um grande desejo de ser fiel, de amar e de lhe aclamar com “Hosana”. Mas não vou negar que em mim também há o desejo de lhe trair e de lhe crucificar.

Assim sou eu, paradoxo de sim e não, na doença que clama o remédio e o médico para encontrar solução, misericórdia e salvação.

Tamanha minha alegria em lhe receber. Seu jeito simples quebra os paradigmas e perfil do Messias esperado, no protótipo de alguém poderoso, autoritário, com uma valentia glamorosa; Eis que vem em cima de um jumentinho...
Essa sua maneira de ser, nos gestos afetivos e efetivos, sandália aos pés e sem nenhum exército ao seu lado, refletem humildade.

Eis que meu coração se sensibiliza com a sua decisão, com a sua descida ao meu lado na capacidade de amar até o limite, qual limite? Não ter limites, já que “a medida do amor é não ter medidas”(Bernardo de Claraval).
Eis a kenosis primeira que revela Seu amor à humanidade inteira. Decisão de abaixar-se, de humanizar-se para divinizar-nos, de tornar-nos melhores. Sou profundamente tocado por sentir-se concretamente amado.
Tem em si a essência de quem ama: ir ao encontro do amado. Não se pauta pelo critério do mérito, da troca, da cobrança, mas simplesmente pelo verbo que acompanha sua definição: Amar.

Bendito é, ó Filho de Davi! Que adentra no meu coração e aí quer continuamente atualizar sua Salvação. Acolho sua vida, na decisão e consequência de ser cristão. Estou ciente da perenidade da luta à quem vive a sua vida.

Sobretudo, estou ciente de que no itinerário da vida, terei muitas cruzes para carregar antes da glória contemplar.


Um comentário:

  1. ...entendo a multidão porque conheço o meu coração...
    muito bela e real confissão, que é a de todos nós. Boa semana santa e celebrações pra você.

    ResponderExcluir