sábado, 28 de julho de 2012

BUSCAR...



“ENTENDER O QUE SE BUSCA PARA
ENCONTRAR O QUE PRECISA”


Uma frase que li num PVC da poltrona do avião e que motivou tal reflexão.
A frase condensa a complexidade de significados que permeiam a própria vida.
Ora, a vida é uma eterna busca. Buscamos mesmo sem saber, e também sabendo  o que queremos, o que necessitamos. Parece que somos então constituídos de uma ausência que nos faz cada vez mais buscar.
Mas é preciso entender o que se busca. Não no sentido de raciocinar todas as coisas, limitando as agradáveis surpresas que dinamizam a vida, mas no sentido de ter em mente, ainda que seja discretamente, um plano, um objetivo e enfim, um porto para o qual se deseja partir e chegar.
“Se não sabe à qual porto quer chegar, vento algum lhe será favorável”(Sêneca). O entendimento do que se busca deve passar também pelo critério da convivência interna consigo mesmo, nas metas estabelecidas e alcançadas.
Ora, entender significa entrar na tenda. Ou seja, é preciso refletir sobre o significado da vida e mais do que isso, qual o significado que eu dou para a vida naquilo que sou e faço.
Nem sempre o que julgamos precisar é o que vitalmente necessitamos de fato. Temos nossas necessidades, primárias e secundárias, e que produzem motivação às nossas buscas. Somos então motivados pelas nossas necessidades, tanto no aspecto físico quanto no subjetivo, como reza a teoria de Maslow.
Conhecer as necessidades e os próprios limites deve nos tornar mais humildes e dóceis ao próximo. O que não significa dizer que vamos atrofiar em nós a ambição (diferente da ganância) de querer sempre mais buscar satisfazer as nossas necessidades.
É preciso PDCA ( Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir), máxima teórica dos administradores que dinamizam e vitalizam todo o processo cíclico da Administração. Sabendo que o Planejamento é uma forma de diminuir as incertezas acerca do futuro e uma forma de nortear o Desenvolvimento, o Controle e todo o Agir no processo da própria vida.
A minha necessidade é o alarme que desperta a minha busca.
Qual busca? Primeiramente a de conhecer a minha própria busca, e assim ter um caminho para seguir.
Caminho velho ou novo, mas jeito de caminhar sempre mais proativo, inovador, humilde, simples e ambicioso. Jeito de quem é inquieto em querer logo a tranquilidade.



Um comentário:

  1. Sempre vc me fez pensar nas coisas que realmente deveriam fazer parte das minhas buscas.Embora que hj em dia estamos muito distantes apesar de que mas perto do que a anos atrás.kkkkk
    Mas sempre procuro vê aqui seus pensamentos.Fica com Deus vc é muito especial pra mim.Bjsss,saudadessssss
    Lucilene(Lu)

    ResponderExcluir